AGOSTO

1COMO MANTER O FOCO NOS NEGÓCIOS EM TEMPOS DE CRISE - 24/08

Objetivo: proporcionar ao público reflexões e técnicas gerenciais para o enfrentamento de contingências

Orientadores:

Ney Geraldo de Freitas

Claudia Tannure

Data
24 de agosto, quinta-feira

Horário
das 08h:30min às 11h:30min

Temas abordados:

- A importância do diagnóstico empresarial para otimização dos recursos existentes

- Como crescer “olhando para dentro” do negócio

- O papel do planejamento estratégico na obtenção dos objetivos

- Estudo de caso: empresas que cresceram durante a crise

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Investimento
06 litros de leite longa vida, por evento e por inscrição.

As inscrições poderão ser feitas:

Telefone: (31) 3292-7400

Fax (31) 3291-4090

E-mail: cursos@dectacontabil.com.br

SETEMBRO

1REFORMA TRABALHISTA: COMPREENDENDO E SE PREPARANDO (20/09 CONTINUAÇÃO)

Objetivo: proporcionar aos clientes da DECTA uma compreensão sobre as amplas modificações nas relações de trabalho trazidas pela reforma trabalhista, que entrará em vigor a partir de novembro de 2017.

Orientador:

Renan Araujo e Freitas

Data:
20 de setembro, quarta-feira

Horário:
das 08h:00min às 12h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Temas abordados:

- Aspectos gerais da reforma trabalhista;

- A importância da formalização de contratos e dos sindicatos nas negociações;

- Horas Extras;

- Teletrabalho;

- Intervalos dos Empregados;

- Danos Morais;

- Principais impactos nos processos judiciais.

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06 litros de leite longa vida, por evento e por inscrição.

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2NOVO SIMPLES NACIONAL - MUDANÇAS PARA 2018 (28/09)

Objetivo: fornecer aos participantes elementos para a atualização a respeito da legislação do Simples Nacional, em termos tributários, com as novas regras e alterações promovidas pela LC Nº 155/2016 vigentes a partir de 01/01/2018.

Orientadores:

Ilvana da Silva Araújo

Frederico Júnio Azevedo

Elisângela Gomes Silva

Data:
28 de setembro, quinta-feira

Horário:
das 08h:00min às 12h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Pontos a serem abordados:

Simples Nacional:

- Medidas disciplinares e poder patronal.

- Principais Aspectos do Simples Nacional;

- Momento da Opção pelo Regime do Simples Nacional para 2017;

- Vedações ao Regime Tributário do Simples Nacional;

- Relações dos Sócios com Outras Empresas;

- Atividades Permitidas ao Ingresso no Regime de Tributação Simples Nacional;

- Impostos e Contribuições Abrangidos pelo Simples Nacional;

- Prazo de Pagamento e Documento de Arrecadação;

- Período da Receita Bruta utilizada para Determinação da Alíquota;

- Tributação dos Ganhos de Capital;

- Regime de Tributação das Receitas - Caixa ou Competência;

- Obrigações Acessórias;

- Distribuição de Lucros aos Sócios.

Exclusão do Simples Nacional:

- Exclusão por Opção do Contribuinte;

- Exclusão por Obrigação;

- Procedimentos para Exclusão do Simples Nacional;

- Efeitos da Exclusão do Simples Nacional.

Principais mudanças realizadas pela Lei Complementar 155/2016:

- Elevação do Teto de Faturamento Anual do Simples Nacional;

- Novo Limite Anual de Receita Bruta para Empresa de Pequeno Porte Acima de R$ 3,6 Milhões;

- ICMS e IPI, a Partir de R$ 3,6 Milhões não Estão Contemplados no Regime do Simples Nacional;

- Sublimite Obrigatório para ICMS e ISS;

- Permissão para os Pequenos Negócios do Segmento de Fabricação de Bebidas (cervejas, vinhos e cachaças) na opção pelo Simples Nacional;

- Reformulação dos Anexos do Simples Nacional;

- Revogação do Anexo VI;

- Novas Atividades que Poderão ser Tributadas no Anexo III;

- Redução de Seis para Cinco Tabelas (Anexo I a V) e, Redução de 20 (vinte) para 06 (seis) Faixas de Tributação no Simples nacional.

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OUTUBRO

1CONTABILIDADE PARA NÃO CONTADORES E A IMPORTÂNCIA DA APURAÇÃO DO CUSTO DIA (04 e 05/10)

Objetivo: demonstrar como o balanço patrimonial e outras informações contábeis podem contribuir para a realização de um diagnóstico acurado da saúde financeira das empresas. Detectar e corrigir atitudes que conduzam a passivos ocultos de uma empresa, sob a perspectiva contábil.

Orientadora:

Cléria Mendes Coelho

Data:
04 e 05 de outubro, quarta e quinta-feira

Horário:
das 08h:30min às 11h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Temas abordados:

- Princípios e conceitos básicos;

- Balanço Patrimonial;

- Demonstração de Resultado de Exercício;

- O processo contábil;

- Depreciação e amortização;

- Livros e documentos contábeis;

- Roteiro básico para encerrar um período contábil;

- Escrituração contábil digital;

- SPED Contábil;

- SPED Pis/Cofins;

- Fiscalização.

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2PLANEJAMENTO E COMPORTAMENTO FISCAL: COMO NÃO GERAR UM PASSIVO FISCAL OCULTO (26/10)

Objetivo: Detectar e corrigir atitudes que conduzam a passivos ocultos de uma empresa, para, não somente evitar atitudes que potencialmente possam gerar passivos no futuro, bem como detectá-las e tomar as medidas necessárias para que não ocorram, preservando a saúde econômica e financeira da empresa.

Com as informações digitais, permite-se um cruzamento eletrônico de informações fiscais mais eficiente. O cruzamento eletrônico expõe o contribuinte à fiscalização mais rigorosa e, consequentemente, ao risco de autuações.

Orientadores:

Ilvana da Silva Araújo

Frederico Júnio Azevedo

Elisângela Gomes Silva

Data:
26 de outubro, quinta-feira

Horário:
das 08h:30min às 11h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Temas abordados:

NF-e - Nota Fiscal Eletrônica

- Momento da emissão da NF-e;

- Inutilização de número e cancelamento da NF-e;

- Quebra de sequência da numeração;

- Carta de correção (CC-e);

- Idoneidade da NF-e;

- Guarda e escrituração da NF-e.

Cruzamento de dados eletrônicos

- NFe e SPED Fiscal;

- NFe e EFD;

- NFe e SINTEGRA;

- NFe e EFD ICMS/IPI;

- NFe (XML);

- Operações com cartão de débito/ crédito.

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NOVEMBRO

1ROTINAS TRABALHISTAS: ÊNFASE NA REFORMA TRABALHISTA (08/11)

Objetivo: fornecer aos clientes da DECTA informações práticas sobre rotinas básicas do departamento de recursos humanos, com ênfase nas modificações trazidas pela reforma trabalhista.

Orientadores:

Rogério Onofre de Assis

Renan Araujo e Freitas

Data:
08 de novembro, quarta-feira

Horário:
das 08h:00min às 12h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Temas abordados:

- Conceitos

- Rotinas de Admissão;

- Suspensão / Interrupção - Contrato de Trabalho;

- Segurança e saúde no ambiente de trabalho;

- Rotinas de cálculos de folha de pagamento;

- Décimo Terceiro Salário;

- Férias;

- Rotinas da rescisão do contrato de trabalho;

- Obrigações legais.

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2O CONTROLE DE CUSTOS COMO FATOR DE MAXIMIZAÇÃO DE RECEITA E LUCRO (23/11)

Objetivo: fornecer aos participantes técnicas simplificadas de contabilidade financeira, com ênfase em técnicas de controle dos custos.

Orientadoras:

Ana Paula Lima Santos

Cláudia Tannure

Data:
23 de novembro, quinta-feira

Horário:
das 08h:30min às 11h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Temas abordados:

- Como os Controles essenciais auxiliam na avaliação do desperdício;

- Por que o acompanhamento histórico ajuda nas decisões para redução de custos;

- Como a análise de vendas pode interferir na redução de custos;

- Ações que proporcionam alcançar a redução.

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3LUCRO PRESUMIDO X LUCRO REAL: ENTENDA A DIFERENÇA (30/11)

Orientadora:

Cléria Mendes Coelho

Data:
30 de setembro, quinta-feira

Horário:
das 08h:30min às 11h:30min

Local:
DECTA GESTÃO CONTÁBIL – Rua João Lúcio Brandão, 183, Prado, Belo Horizonte/MG.

Pontos a serem abordados:

- Lucro Real – definição;

- Lucro Presumido – definição;

- Empresas obrigadas à apuração pelo Lucro Real;

- Forma de tributação;

- Receita bruta, deduções, receita líquida, exclusões;

- Impacto tributário.

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